2021-02-02 / 25. Actualização de carteiras, novos endereços, suspensão de carregamentos E Ethereum

Aqui pode encontrar todos os anúncios oficiais do CESC.trade
Post Reply
K
Posts: 269

2021-02-02 / 25. Actualização de carteiras, novos endereços, suspensão de carregamentos E Ethereum

Post by K » Thu Feb 25, 2021 1:51 am

Fevereiro de 2021, mês negro para o cesc.trade, mês de renovação.

Espero que sintam o serviço mais rápido, e não me julguem pelos downtimes que tem acontecido e que podem consultar as justificação aqui

O que está em curso:
  • Actualização de carteiras, LTC e BTC.
  • Actualização de taxas
Actualização de carteiras, LTC e BTC e DOGE

O que implica:
A partir de hoje(até novo update), não serão creditados carregamentos em BTC, LTC, e DOGE ETH e todos os tokens ETH. Levantamentos continuarão a ser permitidos (o valor online é inferiror a 1000€ em todos os assets, o que me "ajuda" não são garantidos levantamentos "on deamond")
Todos os endereços serão invalidados.

Porquê?
As carteiras de BTC, LTC, e DOGE, vão a ser atualizadas.
Serão gerados novos endereços, com chaves novas, para BTC, LTC e DOGE, por esse motivo, carregamentos... "indisponíveis". Assim evito o custo de manutenção que tive durante estes tempos com utilizadores que fizeram carregamentos enquanto as carteiras estavam indisponíveis (Obrigado) - Reeeeee!. ;).

Até lá, podem fazer levantamentos. - Como já afirmei, os valores nestas carteiras não servem para todos os utilizadores. Lamento, mas é uma fase transitória. - Há um formulário de contacto.

Actualização de taxas
As taxas praticadas no cesc.trade não estão em concordância com a concorrência, pelo que serão ajustadas, podem abrir discussão sobre o tema no fórum de suporte, contudo, sabem o futuro... As taxas serão mantidas até as carteiras serem atualizadas. (Levantamentos falhados, mesmo depois de atualizadas as carteiras serão cobrados ás taxas de hoje)
Developer / Founder @ https://cesc.trade/u/K?amount=0.65e Café?

K
Posts: 269

Re: 2021-02-02 / 25. Actualização de carteiras, novos endereços, suspensão de carregamentos E Ethereum

Post by K » Thu Feb 25, 2021 1:58 am

Ethereum...
tem-se mostrado muito instável, não tenho capacidade para dar suporte.

Fiz três implementações, até hoje, que falharam, pelos mais diversos motivos(storage, delay, etc).

Os saldos são garantidos(tanto quanto a rede), os mercados permanecerão abertos no cesc.trade mas não estou disposto a assumir maior risco.

O ultimo levantamento de ETH no cesc.trade "valeu" 19€ de taxas a mim, não faz sentido quando não vos consigo imputar esse custo :)

A razão não é a taxas que eu cobro, é o modelo não ser funcional para o meu modelo de negócio, para já. Vamos esperar pela evolução da tecnologia.
Developer / Founder @ https://cesc.trade/u/K?amount=0.65e Café?

K
Posts: 269

Re: 2021-02-02 / 25. Actualização de carteiras, novos endereços, suspensão de carregamentos E Ethereum

Post by K » Mon Mar 22, 2021 9:43 pm

Olá.
Desta vez, é grave, por favor, leiam até ao fim.

Hoje de manhã fui avisado por um utilizador que o crédito de um valor depositado tinha desaparecido.
Fui verificar e de facto ele tinha razão. Não constavam, euros, nem a criptomoeda que ele tinha adquirido, não foi a "ordem" que desapareceu, ou não executou, as ações, que ele sabia ter cometido, e que deviam actualizar o saldo não estavam dispóniveis para consultada.
Depois de um a analise bastante profunda aos dados, e aos servidores de base de dados (são 4) reparei que existiam dados depois de dia 13-03 e ANTES de 25-02 ~12:40.
A primeira opção foi validar os backups, que se mostrou inglório, o servidor a que são feitos os backups, embora respondesse com "OK" de hora a hora, TODOS os backups teem dados apenas até 25-02. :( devem existir mais de 1000 backups depois disso, todos eles, com dados até 25.

Impacto:
- Potencial perca de fundos.
Vou verificar um a um, depósitos e levantamentos nas diversas redes (INCLUINDO transferências) e creditar, ou debitar, os respetivos valores efetivados a cada cliente. Durante este processo, os afetados vão receber um email, a indicar que existiu um depósito na conta. (Que pode ser um débito) - E vão ler esta mensagem. Durante esse processo as contas PODEM ficar com saldo negativo em alguns casos como o seguinte:
Supondo um preço contante de 50000€

Exemplo: utilizador tem 1 BTC a 25-02, vendeu 0.1(500) e levantou 500€ deixando a conta a 0€. O que vai acontecer: eu vou ver: "Olha, dei 500€ ao Manuel" vou debitar o Manuel em 500€ (que já lhe entreguei) a conta dele vai ficar com -500€ e 1BTC. O Manuel, quando vender novamente 0.1BTC receberá 500€ e 0.9BTC. Se forem ético e me quiserem ajudar, tentem vender/comprar ao preço que negociaram.

Todos os utilizadores que forem "alvo" deste débito serão notificados e caso a quantia ultrapasse os 1000€ podem entrar em contacto para encontrar uma solução durante os próximos 15 dias. Não utilizem a conta caso não aceitem a solução.


- Perca da negociação.
Toda a negociação feita neste intervalo de tempo deixa de ser válida, os saldos serão restaurados ao valor que tinha a 25-02.
Não consigo ter presenten todos os utilizadores que negociaram durante este intervalo de tempo, os dados, simples não existem, não tenho como "recuperar" ou "escolher" apenas debitar/creditar a quem fez depósitos no cesc.trade este grupo de utilizadores foi o que não ganhou.

- Tempo desmedido.
O problema, afecta diretamente a minha vida profissional e pessoal, acredito que isso além do lucro que suponham que o projeto dá seja motivo suficiente para "não pedir desculpa" e apenas dizer: "ainda não desisti" a vergonha que sinto em ter que escrever isto, enquanto o meu telefone apita incessantemente, diariamente com mensagens vossas que podiam estar aqui (suporte) e não serem respondidas repetidamente por mim, (cansa) podiam ter "dado" descanso ao "bixo" e ter aceite que o site não estava a funcionar a 100%(quem fez a primeira transação antes de eu dizer: "ta tudo ok"?), mas no fim, a culpa, é só minha e lamento por isso. Só espero que compreendam o esforço e responsabilidade. No fundo, há um humano atrás disto, que tem outras necessidades também :)

- Supensão IMDIATA de depósitos e levantamentos.
PORQUE ainda não tenho a certeza de todos os movimentos, e se tenho "garantias" nas contas de todos os utilizadores (se alguém deixou uma conta a ~0 durante este periodo posso ter dificuldades em reaver os fundos)
- Supensão TEMPORARIA da negociação.
De forma a BENEFICIAR os utilizadores que fizeram maior negociação (tem uma imagem mental dos usernames mais activos) estes serão contactados mesmo que não exista transferência de fundos de ou/para o cesc.trade .Peço-vos que tentem meter as ordens com o preço semelhante ao que executaram durante o periodo durante o qual não há registo, de forma a que ninguém, saia uma prejudicado. No final, se forem justos o problema é minimizado e a maioria dos utilizadores não sai prejudicado.

-

O que está a ser feio:

Produzir info do que se passa, passou e quais os próximos passos.

O David não vai responder a nenhum cliente pelo facebook, whatapp, etc, email e forum, EXLCUSIVAMENTE [email protected] para quem tiver dúvidas. Vou tomar iniciativa de contactar alguns.

Se queres ser meu amigo, tira todo o dinheiro que tens no cesc.trade e paga-me as minhas taxas, até lá... eu giro o meu tempo e um bom filtro são os euros.

Vou de seguida tentar estimar os montantes e data para a resolução do "embroglio" contabilístico.
Depois, tentar encontrar novamente os dados.
Depois, repensar o caminho do projecto.
Developer / Founder @ https://cesc.trade/u/K?amount=0.65e Café?

K
Posts: 269

Re: 2021-02-02 / 25. Actualização de carteiras, novos endereços, suspensão de carregamentos E Ethereum

Post by K » Mon Mar 22, 2021 10:00 pm

O numero de utilizadores que terei de contactar(depositos e levantamentos) é elevado. Vou comecar por texto com alguns.

Edit: qualquer dúvida, sobre este tema, e respectiva resolução, pode e deve, se acharem que não diz respeito exclusivamente à vossa conta, ser esclarecido nesta thread, aceitam-se perguntas (tem moderação.)


Mas o que se perdeu ao certo? - Toda a informação de 25/02 a 22/03.
E o dinheiro? - Não é informação, são dados, que existem em vários sistemas e blockchains, incluindo, no banco, so precisamos de um TXID e tudo se resolve, mesmo que demore. Há partida estou em vantagem se algum tivesse levantando um btc, se foram honestos ;) (eu tenho uma ideia dos valores, mas ainda não fiz as contas) os alarmes, "que também tocam" garantem algumas coisas. :) - o maior risco, é um desequilibrio de mercado e vários utilizadores saírem prejudicados em relação à evolução do preço do BTC.
Developer / Founder @ https://cesc.trade/u/K?amount=0.65e Café?

K
Posts: 269

Re: 2021-02-02 / 25. Actualização de carteiras, novos endereços, suspensão de carregamentos E Ethereum

Post by K » Mon Mar 29, 2021 11:06 pm

29-03-2021:


Todos os os movimentos que poderiam afectar negativamente a contabilidade do cesc.trade foram identificados.


Vou "só" verificar os logs novamente para garantir que não escapa nada, os utilizadores a quem terei de "adulterar" contas serão notificados.

Após um "ok" dos mesmos podemos (todos) voltar à negociação.

Lamento o downtime do forum, existiram ataques, e acumular problemas não é bom.

Novidades em breve.

Obrigado.
Developer / Founder @ https://cesc.trade/u/K?amount=0.65e Café?

K
Posts: 269

Re: 2021-02-02 / 25. Actualização de carteiras, novos endereços, suspensão de carregamentos E Ethereum

Post by K » Thu Apr 01, 2021 11:39 pm

Olá.
Acredito que todos os utilizadores afetados foram corrigidos.

Por favor relembrem-se: ao negociar estão a aceitar as correções.

Lamento toda esta situação, afectou-me bastante. :) Se me tiver escapado algum crédito ás contas de utilizador durante este tempo, peço alguma compreensão. Obrigado.

Estou neste momento a contabilizar os estragos, a haverem. A não haver, vai haver algum lucro, porque um utilizador me ajudou bastante neste momento de crise ao vender btc abaixo do preço de custo. <3

Até parece mentira. Mas não é.

Update: 23:45 -> Saldos CESC, confirmados. Não há problemas.
Developer / Founder @ https://cesc.trade/u/K?amount=0.65e Café?

K
Posts: 269

Re: 2021-02-02 / 25. Actualização de carteiras, novos endereços, suspensão de carregamentos E Ethereum

Post by K » Sat Apr 03, 2021 7:25 pm

Há percas, ainda por contabilizar na totalidade em: LTC(0.92), DOGE(18k) BTC(ainda n indexou) e EUR - ~21.
A soma, em euros não vai afectar os clientes e será reposta, assim que possível, provavelmente, antes do inicio da negociação.

Os clientes que tenham tema: Revolut, Negociação, Depósitos ou Levantamentos(TODOS). leiam até ao fim.

Revolut: desde dia 30, "a trabalhar" com comprovativos, porque não chegam os depósitos à conta. Se a sua conta não for creditada até terça feira ao final do dia, por favor entre em contacto. Estes clientes(os dos comprovativos) estão impedidos (obviamente) de levantar fundos até confirmação do banco. A situação está a ficar complexa de gerir e atrapalha neste momento, pelo que... clientes revolut? Terca feira, fim da noite, "falem". Até lá, tenho 8 dias úteis para vos cobrar pedidos de suporte. - "Sorry".

Clientes com saldos creditados que não conseguem comprar vou vender clientes novos, provavelmente, sem permissões para ir a mercado - estamos a resolver, se o saldo estiver na conta "OK", está OK, não sejam chatos. O mercado abre, em breve, para todos.

Levantamentos / Depósitos. Cada caso é um caso, há clientes a negociar, há negociação em mercado há levantamento de euros (crypto ainda não).
Cada caso é um caso. Se não estiverem NADA contentes, liguem-me por email.

Resumo: tudo o que não diga respeito a saldos contabilísticos é "funcionalidade" não "problema", para me salvaguardar de aumentar problemas.
Se o saldo estiver normal, tudo o resto, não é problema.

Vou "responder" e depois voltar às "tarefas" isto "doi".
Todos os clientes, que podem ir a mercado, ao irem, estão a aceitar os saldos que o cesc.trade "declarou". Confirmem, tudo, por favor.
Developer / Founder @ https://cesc.trade/u/K?amount=0.65e Café?

K
Posts: 269

Re: 2021-02-02 / 25. Actualização de carteiras, novos endereços, suspensão de carregamentos E Ethereum

Post by K » Thu Apr 08, 2021 2:48 pm

Olá, ontem dia 7-04 passou-se novamente um problema grave. Ainda relacionado com contas de utilizador.

O site continua a ser atacado (sem sucesso) mas acaba por me ocupar muito tempo que não consigo dirigir para a correcção dos problemas.

Durante o dia de hoje vou estar em manutenção bastante exaustiva, é normal que apanhem alguns downtimes a partir de agora.

A importação de crypto passará a ser automática e passarão a ser permitidos levantamentos.

os 18k DOGE que dei como "desaparecidos" foram "achados" e estão disponíveis.

Como de costume, existem pequenas quantidades para levantamento online, se correrem todos aos levantamentos, em quantidades significativas vou ter de reforçar a hot-wallet manualmente (não é problema) mas ocupa tempo e causa transtorno a quem tentar fazer levantamentos.

Por favor, relembrem-se que ainda não dei como fechada a manutenção, podemos ter de reveter algumas coisas que se venham a passar depois de ler/aceitar isto.
Obrigado e lamento toda esta situação.
Developer / Founder @ https://cesc.trade/u/K?amount=0.65e Café?

K
Posts: 269

Problemas com documentos.

Post by K » Sun Apr 11, 2021 6:29 pm

Alguns clientes estão com problemas a enviar a documentação para o cesc.trade.

O problema está identificado e deve-se ao facto de... o storage desses dados ser "especial".
Assim, que quiser saltar as normas do "especial" e enviar os documentos por email, poderá, durante este período de forma excecional, enviar os mesmos por email para o email presente em: cesc.trade/contacts.
Os documentos necessários, são:

Frente do CC, com numero do SNS rasurado.
Carta de condução, ou outro comprovativo de morada (posso ser esquisito.).

Se me fizerem chegar estes documentos o "problema" será ultrapassado em 48h.
Nota, que serão sujeitos a nova validação quando a situação normalizar.
Developer / Founder @ https://cesc.trade/u/K?amount=0.65e Café?

Post Reply