2019-11-04 - Quando não sabes como expor a situação

Update de incidentes no cesc.trade \ Arquivo de incidentes.
Locked
K
Posts: 269

2019-11-04 - Quando não sabes como expor a situação

Post by K » Sun Nov 03, 2019 11:53 pm

Olá.

Faz agora 12h que me deitei, são agora 22:30, foi uma noite complicada. :\

o cesc.trade tem os serviços todos desligados, não há levantamentos nem ordens. Há login.

Vão poder comentar cada paragrafo numa thread que irei criar para esse fim, este é mesmo só meu, e nosso, antes de mais obrigado.

Sabem aquela justificação de "os fundos estão seguros" hoje não acaba assim. Na verdade, a carteira de CESC sofreu perdas substanciais(10% do valor global em CESC).

O que se passou, foi uma sequência de eventos, bastante interessante, que sinceramente acho natural.

  • A 2019-10-26 houve depósitos significativos.
  • O processo de distribuir esses depósitos pelos endereços de "cold storage" correu sem problemas até 2019-10-28 02:30:00, hora em que o cesc.trade foi desligado para manutenção, para fazer manutenção às carteiras.
  • Offline até 2019-10-30 o processo continua normalmente e a 2019-10-31 07:00:00 o processo estava terminado, restando "apenas" 10% do valor para levantamentos instantâneos.
  • Este valor está num "servidor" nem todas as chaves são exportadas em realtime, mas existem backups de 15 em 15 minutos. O problema, o ultimo backup é de dia 28 de Outubro.
  • Hoje 3-11, depois de me notificarem de um atraso na rede eth, decidi voltar ao trabalho e estabilizar o problema.
  • Comecei por atualizar os pacotes desatualizados de todos os servidores.
  • Alguns updates ao kernel deixaram o /boot sem espaço.
  • As carteiras estavam lá.
O provider, ainda não me deu resposta, se era possível "montar" aquele disco noutra vps, e outras sugestões que já partilhei com eles para conseguir aceder aos dados, porque eles ainda lá estão.

Mas até lá, assumo que existe uma discrepância nos saldos na ordem dos 10%. (os alarmes não param, sério.). Parece-me o mais correto, depois de uma noite em pânico, uma "noite de dia" e "contabilizando o estrago" o valor MÉDIO de CESC / Utilizador é de 143329CESC. Em média cada um de nós perdeu 14332CESC. Eu sei quanto isso vale, fiz as contas.

Na verdade falta-vos saber o numero de afetados. Não vou falar desse assunto. Vão ter uma thread, onde fica desde já o convite a cada um de vós que publique a quantia que perderam com a "minha brincadeira".
Não, não vos estou a culpar, sei a gravidade da situação,estou a fazer de tudo para a resolver, da forma mais rápida, simples e transparente possível. Ao aceitarem os termos e condições, "sujeitam-se" a um modelo de negócio injusto, que falta inclusive em taxas de utilização, acreditem, conheço os riscos, e passei a conhecer o esforço que me exige.
Utilizei os T&C para justificar 3 situações, 2 ameaças e esta.
Uma delas está-me a custar. O cesc.trade "vive de" ser o sitio que não deixa o CESC para trás. Foi para isso que nasceu, é por isso que se mantém vivo. Tudo nesta situação é mau.
Desde o meu descuido dos backups, porque não os verifiquei no dia em que acabei a manutenção, ao "azar" do espaço no boot, à falta de resposta do provider, aos valores envolvidos.
É a todos os níveis um abalo, depois de 3 anos e meio de gestão rigorosa, todo o trabalho, acontecer isto, ter de admitir isto dá vontade de desistir. O valor máximo que um único utilizador vai ser descontado é o equivalente a ~3x o saldo médio global do cesc.trade. Tenho de justificar que sempre incentivei de todas as formas os utilizadores a não guardarem valores avultados no cesc.trade. O cesc.trade não é uma carteira.

Esta decisão, faz parte dos procedimentos que defini para situações como esta.

Os dados ainda existem. Eu sei quanto é o orçamento. Infelizmente não posso suportar do meu bolso os custos deste erro. E tenho de manter o restante mercado a funcionar pelos mais diversos motivos, um deles a credibilidade que custou a conquistar e que olhando para os números, percebo que me deram. Obrigado.

Por questões de privacidade de todos, e pela SANIDADE financeira do projeto e justiça / distribuição de risco, todos os utilizadores detentores de CESC vão ver na sua carteira um movimento, a indicar que foram "debitados" em 10% do seu saldo ACTUAL em CESC.
EU não vou revelar os montantes envolvidos, convido-vos a fazer esse exercício, para perceberem o quanto me custa / custou ter de tomar estas medidas.

O que vai acontecer:
  • Todos os utilizadores detentores de CESC, serão debitados em 10% - garantido assim que há para pagar a toda a gente, como compromisso que assumi.
  • Este post e o "E agora? Ajudam-me vocês?" viewtopic.php?f=5&t=146 será tornado público

    Amanhã:
  • Vou voltar a ligar a negociação no cesc.trade e respectivos levantamentos nas outras tecnologias.
    Verificar quanto restou no backup, e começar a devolver aos prejudicados superiores à média por ordem crescente (permite pagar a mais, dos que mais sofreram). / Restaurar dados e devolver a totalidade / actualizar a situação.
  • Depois: retomar manutenção diária, processar depósitos/levantamentos.
  • 0X-01-2020 - Todos os utilizadores envolvidos serão notificados por email caso existam de facto danos superiores a 1%
Developer / Founder @ https://cesc.trade/u/K?amount=0.65e Café?

K
Posts: 269

Re: 2019-11-04 - Quando não sabes como expor a situação

Post by K » Sat Nov 16, 2019 9:35 pm

Ola.

Depois de uns tempos muito agitados, o cesc.trade estava novamente operacional... a 90%. Ainda não tenho uma solução para os CESC que ja declarei como perdidos.
E existe(ia) um problema a iniciar a carteira ETH, as transações de ETH também nãa estão ainda 100% funcionar - Sincronização das carteiras. Durante esta semana descobri que depois do update alguns componentes deixaram de funcionar principalmente devido a problemas na comunicação entre eles.
Este problema foi resolvido e uma nova versão com melhoramentos quer a nivel de configurações quer a nível de código entrou em produção, devera aparecer menos, muito menos as mensagem de erro nos backups.

Quando as carteiras ETH e CESC estiverem 100% atualizadas irei fazer outro ponto de situação. A carteira CESC está a 91% e a de ETH podem acompanhar aqui: https://cesc.trade/coin/withdraw

Obrigado, e mais uma vez lamento o sucedido, obrigado a todos pelo apoio e critica que deram/fizeram.
Developer / Founder @ https://cesc.trade/u/K?amount=0.65e Café?

K
Posts: 269

Re: 2019-11-04 - Quando não sabes como expor a situação

Post by K » Mon Nov 18, 2019 3:38 am

Foram recuperados grande parte dos CESC perdidos.

Vou tentar recuperar a parte que falta.
Developer / Founder @ https://cesc.trade/u/K?amount=0.65e Café?

K
Posts: 269

Re: 2019-11-04 - Quando não sabes como expor a situação

Post by K » Tue Dec 10, 2019 9:13 pm

No dia 13 deste mês tive a confirmação que os CESC que declarei como perdidos, foram recuperados. Vou confirmar todos os valores e voltar a creditar os utilizadores que foram debitados e que assumiram socialmente as perdas com a quantia que foi retirada.

Contudo, é necessário mudar a infraestrutura do mesmo. Deixei de confiar no ISP que servia o cesc.trade bem como em algumas tecnologias implementações do próprio cesc.trade.

Por esse motivo, o cesc.trade esta fechado/serviços mínimos durante tempo indefinido, estado que espero que dure apenas até no máximo dia 20 do corrente mês, para que consiga fazer esta manutenção e testar a maioria das funcionalidades.

Volto a frisar, acredito que agora, todos os fundos estão seguros. E isso, deixa-me descansado.

é provavel que apenas no inicio do anos todas as carteiras fiquem online.

Caso algum cliente deseje fazer o levantamento do seu saldo, por favor contacte por email, se a conta estiver autenticada será possível após prova de identidade. O processo poderá ser longo.

Obrigado pela compreensão, confiança e apoio.
Developer / Founder @ https://cesc.trade/u/K?amount=0.65e Café?

K
Posts: 269

Re: 2019-11-04 - Quando não sabes como expor a situação

Post by K » Mon Dec 16, 2019 2:36 pm

Olá.
o CESC.trade está novamente operacional. As limitações são ETH e Cryptoescudo. Isto porque as carteiras estão a demorar muito a sincronizar.
As quantidades online foram drasticamente reduzidas de forma a dar-me mais tranquilidade mesmo em situações como as que foram descritas anteriormente. Lamento o sucedido, continuarei a dar o meu melhor dentro das limitações existentes.
Developer / Founder @ https://cesc.trade/u/K?amount=0.65e Café?

K
Posts: 269

Re: 2019-11-04 - Quando não sabes como expor a situação

Post by K » Sat Dec 21, 2019 8:23 pm

A carteira CESC já se encontra online. A quantidade de cryptoescudo online foi drasticamente reduzida.

Os utilizadores a quem foram debitados CESC, serão ainda hoje creditados.
Developer / Founder @ https://cesc.trade/u/K?amount=0.65e Café?

Locked