Olá.
Desta vez, é grave, por favor, leiam até ao fim.
Hoje de manhã fui avisado por um utilizador que o crédito de um valor depositado tinha desaparecido.
Fui verificar e de facto ele tinha razão. Não constavam, euros, nem a criptomoeda que ele tinha adquirido, não foi a "ordem" que desapareceu, ou não executou, as ações, que ele sabia ter cometido, e que deviam actualizar o saldo não estavam dispóniveis para consultada.
Depois de um a analise bastante profunda aos dados, e aos servidores de base de dados (são 4) reparei que existiam dados depois de dia 13-03 e ANTES de 25-02 ~12:40.
A primeira opção foi validar os backups, que se mostrou inglório, o servidor a que são feitos os backups, embora respondesse com "OK" de hora a hora, TODOS os backups teem dados apenas até 25-02.
devem existir mais de 1000 backups depois disso, todos eles, com dados até 25.
Impacto:
- Potencial perca de fundos.
Vou verificar um a um, depósitos e levantamentos nas diversas redes (INCLUINDO transferências) e creditar, ou debitar, os respetivos valores efetivados a cada cliente. Durante este processo, os afetados vão receber um email, a indicar que existiu um depósito na conta. (Que pode ser um débito) - E vão ler esta mensagem. Durante esse processo as contas PODEM ficar com saldo negativo em alguns casos como o seguinte:
Supondo um preço contante de 50000€
Exemplo: utilizador tem 1 BTC a 25-02, vendeu 0.1(500) e levantou 500€ deixando a conta a 0€. O que vai acontecer: eu vou ver: "Olha, dei 500€ ao Manuel" vou debitar o Manuel em 500€ (que já lhe entreguei) a conta dele vai ficar com -500€ e 1BTC. O Manuel, quando vender novamente 0.1BTC receberá 500€ e 0.9BTC. Se forem ético e me quiserem ajudar, tentem vender/comprar ao preço que negociaram.
Todos os utilizadores que forem "alvo" deste débito serão notificados e caso a quantia ultrapasse os 1000€ podem entrar em contacto para encontrar uma solução durante os próximos 15 dias. Não utilizem a conta caso não aceitem a solução.
- Perca da negociação.
Toda a negociação feita neste intervalo de tempo deixa de ser válida, os saldos serão restaurados ao valor que tinha a 25-02.
Não consigo ter presenten todos os utilizadores que negociaram durante este intervalo de tempo, os dados, simples não existem, não tenho como "recuperar" ou "escolher" apenas debitar/creditar a quem fez depósitos no cesc.trade este grupo de utilizadores foi o que não ganhou.
- Tempo desmedido.
O problema, afecta diretamente a minha vida profissional e pessoal, acredito que isso além do lucro que suponham que o projeto dá seja motivo suficiente para "não pedir desculpa" e apenas dizer: "ainda não desisti" a vergonha que sinto em ter que escrever isto, enquanto o meu telefone apita incessantemente, diariamente com mensagens vossas que podiam estar aqui (suporte) e não serem respondidas repetidamente por mim, (cansa) podiam ter "dado" descanso ao "bixo" e ter aceite que o site não estava a funcionar a 100%(quem fez a primeira transação antes de eu dizer: "ta tudo ok"?), mas no fim, a culpa, é só minha e lamento por isso. Só espero que compreendam o esforço e responsabilidade. No fundo, há um humano atrás disto, que tem outras necessidades também
- Supensão IMDIATA de depósitos e levantamentos.
PORQUE ainda não tenho a certeza de todos os movimentos, e se tenho "garantias" nas contas de todos os utilizadores (se alguém deixou uma conta a ~0 durante este periodo posso ter dificuldades em reaver os fundos)
- Supensão TEMPORARIA da negociação.
De forma a BENEFICIAR os utilizadores que fizeram maior negociação (tem uma imagem mental dos usernames mais activos) estes serão contactados mesmo que não exista transferência de fundos de ou/para o cesc.trade .Peço-vos que tentem meter as ordens com o preço semelhante ao que executaram durante o periodo durante o qual não há registo, de forma a que ninguém, saia uma prejudicado. No final, se forem justos o problema é minimizado e a maioria dos utilizadores não sai prejudicado.
-
O que está a ser feio:
Produzir info do que se passa, passou e quais os próximos passos.
O David não vai responder a nenhum cliente pelo facebook, whatapp, etc, email e forum, EXLCUSIVAMENTE
[email protected] para quem tiver dúvidas. Vou tomar iniciativa de contactar alguns.
Se queres ser meu amigo, tira todo o dinheiro que tens no cesc.trade e paga-me as minhas taxas, até lá... eu giro o meu tempo e um bom filtro são os euros.
Vou de seguida tentar estimar os montantes e data para a resolução do "embroglio" contabilístico.
Depois, tentar encontrar novamente os dados.
Depois, repensar o caminho do projecto.